quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Produções de alunos sobre fontes históricas II

As Fontes Históricas
(texto produzido sob orientação da Profa. Aléxia Pádua Franco)

Lucas Carvalho Carrijo Madurro (aluno da Eseba - 5ªs -2003)

Você tem idéia do que o historiador usa para pesquisar? Pois é o que eu vou falar para vocês.
Existem cinco tipos de fontes: a escrita como passaporte, currículos, diários; a material como objetos de casa e bonecos; a iconográfica como fotos, imagens, figuras; a oral como gravações, depoimentos de amigos; a arquitetônica como a casa, a escola.
A utilidade destas fontes é que ela são a base de pesquisa para o historiador, de onde ele retira informações (nunca completas) para escrever a história de alguém.
E quem produz as fontes? A própria pessoa pesquisada, além de amigos, parentes e até pessoas que ela não conhece, mas que viveram em sua época (o padre que escreveu a lembrança de batismo da professora, o produtor de brinquedos que fez os bonecos da professora e assim vai).
A propósito, as fontes também contam a história de grupos sociais como nas fotos de professora: nós podíamos falar dos seus alunos, dos turistas brasileiros na Europa, etc.
O historiador não consegue contar toda a história de uma pessoa ou grupo social por muitos motivos. Um deles é que a fonte pode ter informações insuficientes, por isso o historiador pode não deduzir exatamente correto o acontecimento que ela registra. Um exemplo é a foto da professora com seus alunos na escola rural - nós deduzimos que eles eram apenas seus amigos, porque a foto não tinha legenda. Outro motivo é a não interpretação exata das fontes, por causa das letras ilegíveis ou imagens não nítidas. O exemplo é o diário de bebê da professora - não conseguimos aproveitá-lo muito por causa da caligrafia de sua mãe. Um terceiro motivo é que nem tudo que acontece é registrado em fontes. Um exemplo é o fato de ninguém da família da professora se lembrar do castigo que ela recebeu pelo fato de ter machucado sua irmã, pois foi um dia muito difícil.
Além disso tudo, não é sempre que o historiador acha todas as fontes sobre o assunto que ele está pesquisando, porque o dono das fontes pode não emprestá-las, elas podem ser destruídas por guerras, como o Bush está destruíndo os sítios arqueológicos do Iraque, ou até mesmo as fontes podem ter sido comidas por insetos.
Enfim, sem as fontes históricas, o historiador não consegue fazer qualquer história. Por isso, elas são tão importantes quanto o lápis para o historiador.

Um comentário:

  1. Olha só, eu não me lembro de ter feito isso. Muito bom voltar tanto no tempo. Infelizmente, professora Aléxia, não segui a linha da história e hoje faço medicina, mas foi bom ser seu aluno.

    ResponderExcluir